Σάββατο 24 Ιουνίου 2023

A matéria indefesa, permeada pelo sopro vital,

é o resultado da perfeição universal.

(Giovanni Campisi)

 

OBSERVANDO

O EFÊMERO

 

PREFÁCIO – TAMARA ZIMMERMANN FONSECA

 

Seus contos nos levam a um lugar no qual a maioria das pessoas temem, o medo, a solidão, a angustia, e traumas que carregamos durante a vida, seus contos mexem muito com o leitor, lembra que todos nós também passamos por momentos não muito tranquilos e que os problemas existem, ninguém está protegido, o que faz a diferença é o quão importância damos a eles e como fazemos para soluciona-los.

No conto “Elefante na sala”, Vasiliki Dragouni nos apresenta uma jovem aterrorizada com uma espinha estourada “tão grande que deu vontade de gritar...” a espinha, seu grande problema que foi comparado a um elefante se dissipou no momento em que virou seu olhar para o seu redor e permitiu-se aproveitar o mundo, que naquele momento era uma festa animada. O leitor novamente se coloca em questionamento, quantos e quantos problemas que durante a vida lhes tiraram o sono, quantas vezes maior acreditavam ser suas preocupações, quanto tempo perdido sem ver soluções, até que percebe que não era exatamente tão grande e que não era preciso perder tantas horas de sono ou mesmo chegar a um stress emocional. Vasiliki Dragouni mostra de forma lúdica o que acontece hoje com todos os povos.

A natureza está sempre se renovando, nós fazemos parte dela e, portanto, tudo é transformador e não há porque crer que não há saídas, novamente Vasiliki Dragouni nos mostra em “Impermanência”, essa realidade, a autora através de suas palavras, faz com que o leitor atento a mensagem do conto permita-se repensar do que realmente lhe é importante, se suas escolhas foram assertivas, se realmente aproveitou as oportunidades.

“A casa da história”, “A velha casa”, são contos fortes, onde houve vida e alegria hoje há escombros e sombras e tristeza. Vemos muito isso acontecer nos dias de hoje com as pessoas e os patrimônios que os genitores conquistaram, infelizmente é uma realidade. Ao mesmo tempo nos faz questionar se há tempo de mudanças, se a humanidade tem tempo de reverter todo esse egoísmo de que cada um cuida de sí, só assim, com mudanças, com amor, respeito, compaixão poderemos mudar o mundo para um lugar onde não há mais espaço para casas vazias, sombrias e sem história.

O livro, caros leitores, choca, nos leva a um lugar onde devemos nos questionar, olhar ao redor, nos perguntar se estamos fazendo o que é certo, o quanto estamos sendo ferramentas para um mundo melhor para que não exista mais seres humanos tristes, sozinhos na beira do cais.

Um bom dia, uma boa tarde, como vai você, posso lhe ajudar, são frases tão pequenas e ao mesmo tempo tão fortes que podem salvar vidas, quiçá o mundo, desse egoísmo das pessoas, do rancor, da solidão da tristeza.

Vasiliki Dragouni, nos leva pelas mãos, para que nós possamos nos questionar a respeito de tudo isso.

 

Tamara Zimmermann Fonseca

Indaial – Santa Catarina – Brasil



Δεν υπάρχουν σχόλια:

Δημοσίευση σχολίου

Σημείωση: Μόνο ένα μέλος αυτού του ιστολογίου μπορεί να αναρτήσει σχόλιο.